País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma superfície de 92 391 km2. Faz fronteira a norte e a este com a Espanha e a sul e a oeste é banhado pelo oceano Atlântico. O território português é composto por três unidades territoriais: Portugal continental, a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, tendo estas duas últimas regiões órgãos de poder próprios, embora subordinados aos órgãos supremos da Nação.
Portugal continental administrativamente divide-se em 18 distritos: Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro; que por sua vez se subdividem em concelhos, num total de 311, e estes ainda em freguesias. A Região Autónoma dos Açores é constituída por nove ilhas que se dividem em três grupos: O Ocidental, o Central e Oriental. Do grupo Ocidental fazem parte as ilhas Flores e Corvo, do grupo Central as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico e do grupo Oriental as ilhas de S. Miguel, Santa Maria e ilhéu das Formigas. Por sua vez, a Região Autónoma da Madeira é formada pelas ilhas da Madeira Porto Santo, Desertas e Selvagens.
A localização da França condiciona a diversidade e variação climática do país, que tem clima temperado marítimo, no Noroeste, e clima mediterrâneo, no Sul. Para leste, na direcção da fronteira com a Alemanha, o clima reflecte a influência da continentalidade, traduzida em maiores variações da temperatura entre o Verão e o Inverno e na maior quantidade de precipitação que ocorre no Verão. Quanto às terras altas dos Pirenéus, dos Alpes, a queda de neve é frequente no Inverno, apresentando mesmo neves perpétuas nos pontos mais elevados. Para efeitos administrativos, após a entrada na CEE, foram criadas novas unidades administrativas designadas por NUT, nomenclatura das unidades territoriais para fins estatísticos de acordo com as normas da União Europeia, com vários níveis hierárquicos NUT I, NUT II, NUT III. A capital da República Portuguesa é Lisboa, destacando-se, no entanto, outras cidades de dimensão significativa como Porto, Coimbra, Setúbal, Aveiro, Braga e Faro.
O relevo de Portugal apresenta uma grande diversidade de formas. A norte do rio Tejo, apresenta-se muito acidentado, com excepção das planícies litorais, e com uma altitude média superior a 400 metros, recortado por vales encaixados e rios com caudais significativos. Por sua vez, a sul do Tejo o relevo é suavemente ondulado, com altitudes fracas, onde predominam as planícies.
As serras com maior altitude estão situadas a norte do Tejo, destacando-se as serras da Estrela (1991 m), Gerês (1508 m), Marão (1416 m), Montemuro (1381 m) e Caramulo (1075 m).
A sul do Tejo, salientam-se as serras de S. Mamede (1025 m), Monchique (902 m) e Caldeirão (577 m). O relevo português completa-se com uma franja de planícies litorais, realçando-se três grandes conjuntos: a planície da Beira Litoral formada pelas planícies aluviais do Vouga e Mondego, a planície do Algarve e as planícies aluviais do Tejo e do Sado. Os arquipélagos dos Açores e Madeira têm origem vulcânica e contam com um relevo acidentado. Nos Açores as costas marítimas são abruptas e rochosas, ao passo que a região interior é extremamente montanhosa, atingindo-se aqui a altitude máxima de Portugal no Pico, com 2351 metros. A Madeira caracteriza-se por ter uma elevada cadeia montanhosa na parte central da ilha. Os rios mais importantes são, do norte para o sul de Portugal continental, o Minho, o Douro, o Tejo e o Guadiana, que nascem em território espanhol e desaguam no Atlântico. Entre os rios cujo curso é exclusivamente português, destacam-se os rios Cávado, Vouga, Mondego, Sado e Mira. "Portugal" © Origem Emmanuel BUCHOT e Encarta.
Fotos de países europeus
Fotos da América