Fotografias e imagens de viagens
A geografia da Turquia
Fotografias em Turquia

O território da Turquia cobre uma superfície de 779.452 Km ². É composto de cinco regiões geográficas: a região Marmara, a região egeia e mediterrânica, a costa do mar Negro, a Anatólia central e a Anatólia oriental. A região Marmara é formada de planícies e colinas. Cria-se ao leste, marcando a transição com a grande cadeia de montanhas, o Kuzey Anadolu Dağları (ou cadeia Pontique), que orla o litoral do mar Negro. Os litorais egeus e mediterrânicos são constituídos de planícies estreitas dominadas pelo Taurus, a segunda cadeia de montanhas do país.

A geografia e os rios da Turquia
A geografia da Turquia

Mais vasta a região geográfica da Turquia é a Anatólia central. É feita de bandejas, bacias e maciços em parte vulcânicos.
A Anatólia oriental é parte mais montanhosa, é lá que encontra-se o Grande Ararat (Ağrı Dağı) que culmina à 5.165 m (ver montes Ararat), o lugar onde ter-se-ia encalhado, de acordo com a Bíblia, a arca Noé.

Pouco praticáveis para a navegação devido aos rápido, os cursos de água turcos joga um papel importante para a alimentação das centrais hydroélectriques. Mais longa entre eles, o Kizil Irmak (1 150 Km), lança-se no mar Negro.

A geografia da Turquia. Imagem E. Buchot
Pesquisa personalizada