O clima é de tipo mediterrâneo, quente e seco no Verão e ameno no Inverno. No Norte da Itália, os Invernos são mais rigorosos.
Mediterrânico, por conseguinte geralmente suave, o regime climático italiano no entanto é contrastado. Apesar deesta diversidade, as temperaturas anuais médias variam pouco, entre 11 °C e 19 °C. O clima evolui em função de três fatores: o relevo (nomeadamente os montes Apennins), o mar mais ou menos próximo e étirement do país sobre dez graus de latitude. Esta conjunção deixa aparecer com efeito quatro tipos de regiões.
Ao norte, os Alpes que limitam a planície do Portugal conhece um clima de montanha, assim como as cimeiras Apennins.
O regime da planície do Portugal, de tipo semicontinental, é caraterizado por verões quentes e orageux, invernos frios e húmidos. Assim, a cidade de Divertimento está também fria que Berlim ao mês de Janeiro. A província Frioul, com 1.525 mm de precipitações por ano em média, está mais húmida da Itália.
O clima mediterrânico como tal começa com Apennins, partir de uma linha que vai de Rimini (leste) à Génova (oeste). É caraterizado por verões quentes e secos, invernos suaves, ensoleillement quase constante e precipitações irregulares. Nas planícies e sobre as inclinações pouco elevadas Apennins toscanos, até a Roma, os invernos estão suaves e ensolarados, e as temperaturas extremas atenuadas pelos ventos do Mar Mediterrâneo.
As temperaturas são muito mais baixas às mesmas latitudes ao leste, devido a ventos frios de nordeste (o bora de Veneza e Trieste). Mais progride-se para o Sul e mais faz calor e seca. A Puglia e a Sicília setentrional são de resto as províncias onde as precipitações são mais fraca: 460 mm por ano. Na Calábria, longa uma seca estival precede Outono e primaveras chuvosos. O mistral e o sirocco são ventos violentos que sopram em Sardenha e Sicília. "Italia" © Origem Emmanuel BUCHOT e Encarta.
Fotos de países europeus
Fotos da América