Fotografias e imagens de viagens
A vegetação e a flora da Itália
Fotografias em Italia
Imagens da Itália

Como o clima, a vegetação contribui para os grandes contrastes entre o continente, a península e as ilhas. Nos Alpes, carvalhos e castanheiros encontram-se até à 1.000 m de altitude, assim como o centeio (até à 1.700 m), a cevada, as batatas e as culturas forrageiras. Mais elevado aparece a faia, que rende o lugar, acima 1.500 m, ao larício, o abeto branco e vermelho, ao PIN silvestre. Entre as florestas de faias e coníferas, de clareiras e sous-bois oferecem pastos demi-saison aos ovinos e os bovinos.

A vegetação italiana
A vegetação Itália

A partir de 2.500 m começam as zonas vegetais que servem de pastos de verão às manadas. Cerca de excepções não alteram o conjunto, como Vénétie e Émilie-Romagne, regiões de transição, onde a influência mediterrânica faz-se sentir: há com as árvores à folhas caducas.

Na planície do Portugal reina uma paisagem cortada de canais e linhas de árvores. Salgueiros e peupliers enquadram alinhamentos de amoreiras e vinhas que escalam até nas árvores. A vegetação fica mediterrânica a medida que avanç-se-ar-se para o Sul. Frequentemente é constituída de plantas capazes de opôr-se frios como ao calor: carvalhos verdes, carvalhos-cortiça, pinhos parasóis e arbustos (cistes, myrtes, lentiscas, cactées, ciprestes e eucaliptos).
Outrora, Apennins levavam magníficas florestas, que foram devastadas pela transumância das manadas de carneiros e de cabras. A vinha, a oliveira, há até à 800 m de altitude. O frio e a latitude operam uma seleção rigorosa do casaco vegetal. A faia, que empurra até à 2.000 m na Calábria, não excede 1.200 m em Apennins do centro.

Oranger vive em cheia terra apenas nas lugares onde encontra um clima “protegido”, como Ligurie e ao Sul a partir do golfo de Gaète. Às árvores fruitiers mais largas são figuier, amandier, citronnier e o granadeiro.

Em Sicília, as planícies tornadas cultiváveis pela drenagem, como à Catane, levam magníficas culturas. Maquis mediterrânico foi substituído por vinhedos e plantações de citrinos. Em Sardenha, a região sem dúvida mais pastorale da Itália, madeiras de carvalhos subsistem acima maquis. Maquis sarde é sem dúvida mais luxuriante que possa-se encontrar sobre um solo italiano; encontram-se reunidos todas as espécies adaptadas um sol intenso. Em redor de Cagliari, a planície do Campidano evoca a terra-mãe tunisina: figuiers de Crueldade encerramento, orangers, amandiers, cédratiers, palmas empurram facilmente.

Pesquisa personalizada