Fotografias e imagens de viagens
A geografia dos Estados Unidos
As Americas

Com um território de 9.826.630 Km ², do qual 1.717.854 Km ² no Alasca, os Estados Unidos formam “um Estado-continente”, o quarto do mundo pela superfície, dotado de duas fachadas océaniques. Os Estados Unidos estiram-se dos 4.517 Km estão oeste e dos 2.572 Km do norte ao Sul. Apresentam, devido à extensão do seu território, uma grande variedade de climas e paisagens. O ponto culminante do país situa-se no Alasca, no cimeira do monte McKinley (6 194 m). O ponto mais baixo encontra-se em vale da Morte, em Califórnia, à 86 m debaixo do nível do mar.

O relevo dos Estados Unidos: as Rochosas
Rochosas as montanhas dos Estados Unidos
O oeste dos Estados Unidos é ocupado longa pela cordilheira norte-americana. Conhecida sob o nome de montanhas Rochosas (Rocky Mountains), esta forma um sistema orogénique complexo, de uma amplitude máxima de 1.500 Km entre Denver e São Francisco. Divide-se em três conjuntos: as cadeias costeiras do Pacífico (Pacific Arranjar) ao oeste, elevadas bandejas desérticas ao centro, e imponente uma barreira montanhosa ao leste. Este último culmina à 4.399 m, à cimeira do monte Elbert. As principais cadeias são o Bitterroot arranja e o Salmon Rebitar Mountains ao norte, o Frente arranja e o San Juan Mountains ao centro e o Sangre de Cristo Mountains ao Sul.
Rochosas as montanhas dos Estados Unidos. Encarta

Elevadas bandejas centrais, sedimentares ou vulcânicas, separam as montanhas Rochosas orientais das cadeias costeiras do Pacífico. Distingue-se, ao norte, a bandeja da Colúmbia, ao centro, a Grande Bacia, ao Sul, as bandejas do Colorado e o deserto Mojave. Estas bandejas, cuja altitude varia entre 1.500 m e 3.000 m, são acidentadas por elos montanhosos (montes Wasatch) e bacias profundas (Grande Lago salgado, vale da Morte), à drenagem endoréique, e recortados por uma rede hydrographique profundamente encaixada (Grande Garganta do Colorado). Ao oeste criam-se o Pacific Arranjar. O relevo organiza-se em três bandas paralelas: ao leste, uma cordilheira de elevadas montanhas, formado pela cadeia das Cascatas (Cascata arranja), superada de cones vulcânicos, e pela Sierra Nevada, que culmina à 4.418 m de altitude, à cimeira do monte Whitney;
ao centro, um conjunto de depressões tectónicas forma o profundo golfo do Puget Sound, o vale do Willamette e o Grande Vale de Califórnia; ao oeste, o Coast Arranjar forma uma cordilheira de estreitas cadeias costeiras, a da qual do Olympic Mountains ao norte, culminante entre 1.500 e 2.500 m de altitude.

Pesquisa personalizada