Fotografias e imagens de viagens
A geografia da Itália
Fotografias em Italia

Ao norte, e de oeste é, os Alpes soldam a Itália ao continente. Esta cadeia de formação recente (tertiaire) apresenta-se como uma fronteira natural em arco de círculo, de Vintimille, Ligurie, até Gorizia, frioul-Vénétie-Julienne. Possui aos maciços mais imponentes da Itália: o maciço do Monte-Recortar compartilhado com a Suíça e que comporta várias cimeiras que atingem os 4.000 m de altitude: o Viso (3 841 m), o Grande Paraíso (4 061 m) e as suas geleiras; assim como o monte Branco (em italiano monta Bianco) comum com a França e que culmina à 4.810 o Sr.

O litoral da Itália
Paisagem da Itália

As costas italianas estendem-se dos 7.600 Km, dos quais 3.766 Km para a Sardenha, a Sicília e a ilha da Elba. São naturalmente pouco favoráveis ao desenvolvimento de uma vida marítima local, e é por artifícios e grandes trabalhos de infra-estruturas que a Itália superou este inconveniente.

A costa do mar Adriático, arenoso, às águas pouco profundas, é dificilmente acessível aos grandes navios, excepto à Trieste. É sobre as costas ocidentais que encontra-se os melhores lugares portuários, ocupados às vezes desde a Antiguidade: Génova e o seu golfo, Nápoles que domina o Vesúvio, e ligeiramente mais ao Sul, o golfo e o porto de Salerme.

Várias ilhas disseminação no mar Tirreno: as ilhas Pontines, Ischia, Procida e Capri, na baía de Nápoles.

As costas sicilianas ocidentais são elevadas e rochosas; são recortadas muito em mar Ionienne. Fora a costa tirrena, cria-se a ilha vulcânica Stromboli no arquipélago das ilhas Eólicas. A Sardenha protege igualmente um litoral recortado por golfos tal o de Cagliari.

Pesquisa personalizada