Fotografias e imagens de viagens
A geografia da Suécia
Fotografias em Suécia

A Suécia está tradicionalmente dividida em três regiões: no Norte e no Centro, a região de Norrland, uma área de montanhas e florestas que cobre três quintos do total do território; o litoral, onde existem mais de 20 000 ilhas e ilhotas; no Sul e no Centro, a região de Svealand é uma extensa zona plana na parte oriental e de terras altas no sector ocidental. A Norrland é a principal reserva de recursos naturais e comporta vastas florestas e depósitos de minério; encontram-se aqui rios que nascem em lagos situados a grande altitude ao longo da fronteira norueguesa e correm por vales até ao golfo de Bótnia.

Geografia
A geografia sueca
A Svealand é uma zona arenosa que contém a maioria dos 90 000 lagos do país. De sul para norte, a paisagem muda, pois as florestas de faias e carvalhos gradualmente dão lugar a extensões quase desprovidas de árvores mas que no Verão apresentam uma sinfonia de cores com brejos, líquenes e musgos matizados pelas flores do campo. Há ainda áreas selvagens que abrigam bandos de aves migratórias, e que constituem também excelentes habitats para alces, veados e renas.
O grande número de lagos, as formas do relevo e um litoral com fiordes e inúmeras ilhas são a herança da cobertura de gelo existente no período das glaciações. O maior parque natural da Europa situa-se na Suécia e tem 1940 km2.
A geografia sueca. Encarta
Pesquisa personalizada