Fotografias e imagens de viagens
O clima da América do Norte
América do Norte

Embora os climas da América do Norte sejam variados extremamente, pode-se definir cinco principais regiões climáticas. Os dois terços setentrionais do Canadá e o Alasca, bem como a Gronelândia, são caraterizados por climas árticos e subarctiques, onde o rigor dos longos invernos sombrios alterna com a doçura dos curtos verões. Estas regiões, às chuvas relativamente raras, são abrangidas de neve e gelo durante uma grande parte do ano.

Mapa do clima da América do Norte
Mapa do clima da América do Norte
Mapa do clima da América do Norte. Encarta
Uma segunda região climática situa-se nos dois terços é uns Estados Unidos e do Sul do Canadá. O clima há todo o ano e as mudanças de tempos são frequentes. A parte meridional conhece temperaturas médias mais quentes.
Uma terceira região engloba o interior ocidental dos Estados Unidos e uma grande parte do norte do México. Zona principalmente montanhosa e desértica, às chuvas raras, as variações locais, função da altitude e a exposição são importantes.

Uma quarta região climática domina estreita uma zona que contorna o oceano Pacífico do Sul do Alasca ao Sul da Califórnia. Está relativamente suaves e húmidos e as chuvas raras em verão.
Por último, mais grande a parte meridional do México apresenta um clima tropical e quente ao longo de todo o ano, com fortes precipitações, em especial o verão.

Pesquisa personalizada